quinta-feira, 7 de julho de 2011

Não sei vocês, mas eu tenho nojo...


Chamo a paciente para ser atendida. Ela senta-se e começa a folhear uma revista, parando repentinamente em uma foto de um casal de noivos, à beira do altar. Ela, negra e ele, branco. Ela fixa o olhar por alguns segundos na foto e me diz:
-Mas com tanta mulher por aí para se casar, o “homi” foi se casar logo com uma NEGRA!?
Contrai o rosto na hora, perplexa que fiquei. Respirei fundo, tentei me controlar e disse:
-Mas o que a senhora tem contra as pessoas negras, dona Y?
Sem tirar os olhos da foto, ela me diz:
-Não tenho nada. Mas nuuunca que eu ia me casar com um negro... Tu casarias com um negro?
Meu rosto a essa altura já estava ainda mais contraído. Não sabia se gargalhava na cara dela, se xingava grosseiramente ou se pedia licença e abandonava a paciente. Mas mantive o controle:
-Mas é claro que eu me casaria com um negro, se eu o amasse... (Fiz uma pausa) Noooossa, como a senhora é preconceituosa, dona Y!!! Boom... Vamos lá para o turbilhão?
Essa pessoa, aliás, foi a mesma que, um dia desses, quase me fez engasgar ao dizer que o divórcio é coisa do diabo, e foi feito para destruir as famílias, e que hoje os filhos são "tudo criado largado por causa dessa lei de divórcio". Vocês não sabem como é difícil manter a ética e a compostura numa hora dessas. A minha vontade foi de ter falado pra ela que já tive namorado negro... Ou de mentir, dizendo que meu pai era negro, só pra ver a cara de idiota dela diante de mim. Ou ainda, de dizer a ela que isso era coisa de gente ignorante (isso, sendo MUITO gentil). Mas me contive apenas com aquelas palavras! Eu amo a minha profissão. Mas ela, em algumas situações, é tão difícil! É muito complicado lidar com o ser-humano. Só em pensar que, como ela, existem milhões, já me dá uma sensação de descrença no mundo muito grande. Vocês me desculpem, mas não sou santa e tenho "preconceito contra preconceituosos". Senti NOJO dessa senhora, e nada mais.

4 comentários:

Alisson da Hora disse...

Pais de algumas namoradas minhas me destrataram. Pelo fato de eu ser negros e elas, brancas... a ignorância é a base do preconceito... infelizmente ainda há muito disso...

Maela disse...

Por isso que não daria certo eu trabalhar com público.

Minha resposta imediata seria " pois adoro um pau negão, a senhora está dizendo pq nunca provou, depois que prova nunca mais larga, é desta grossura ó!" E faria o gesto ainda!

Gente preconceituosa é o fino da ignorância

Aime disse...

Mi, vc é mto paciente!!!! hahahahaha
Eu não tolero, meu avô é negro (segundo casamento da minha avó, nao conheci o meu aô de sangue) e quandov ejo alguém falando qualquer coisa com tom de preconceito, já solto meu avô é negro.
E ele como negro mandava em muito engenheiro branco com faculdade e tudo... Ganhou mto dinheiro e é muito mais culto que muito branco por aí!
Não tolero isso...
Odeio.
Tenho nojo como vc!

Aline disse...

Preconceito é falta de humanidade com o próximo.