sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Desrespeito e irresponsabilidade!

Eu realmente não ia escrever sobre esse assunto. Mas não posso, é mais forte do que eu. Além do mais, É MUITO ABSURDO para que eu consiga ficar calada! Nunca assisti a essa novela das 19h, Morde e Assopra. Há uns dois dias, no entanto, ao trocar de canal, parei na novela. Justamente na cena em que uma criança portadora de leucemia vai, teoricamente, iniciar sua sessão de Fisioterapia. O diálogo se segue mais ou menos assim:
Pai da criança: -Mas, Renato, você é fisioterapeuta?
Renato: -Não, eu sou enfermeiro!
Médico: -É, o Renato já trabalhou como AUXILIAR DE FISIOTERAPIA. Então poderá ajudar o Rafael (a criança com leucemia), já que a doença provoca dores nas articulações.
Mãe da criança: -Mas você sabe o que deve fazer?
Renato: -Sei, sim... Eu já fiz CURSOS TÉCNICOS e também já trabalhei em uma clínica de Fisioterapia. Além disso, o DOUTOR JÁ ME PASSOU todos os exercícios que devem ser feitos no Rafael... E eu posso auxiliar, sim!
Médico: -Na verdade, os exercícios nessa fase são bem simples... E blábláblá...
A seguir, o tal Renato diz: Então, vamos iniciar logo a sessão de FISIOTERAPIA??
Eu nunca na minha vida ouvi TANTO absurdo em uma cena de menos de 5 minutos!!

Você que me lê... Você, por acaso, vai ao dentista quando precisa de um oftalmologista? Ou vai ao psiquiatra quando precisa de dermatologista? Então, quem foi que disse que um ENFERMEIRO é habilitado a realizar um tratamento fisioterapêutico em alguém?

 Não bastasse essa barbaridade, o rapaz ainda se diz AUXILIAR de Fisioterapia, uma profissão que não existe em hipótese alguma e é totalmente ilegal!! E ainda diz que fez CURSOS TÉCNICOS (que cursos técnicos o autor Walcyr Carrasco julga adequado??). Não existe curso técnico na área de Fisioterapia!
Acha que parou por aí?? Nãããão. Como viram, o rapaz ainda diz que o MÉDICO  já lhe passou todos os exercícios que devem ser feitos na criança. PARA TUDO!! O médico prescreveu exercícios? Médico NÃO prescreve tratamento fisioterapêutico!!

Eu quase caí para trás ao ver a cena. Era enfermeiro realizando Fisioterapia, dizendo-se claramente Auxiliar (?) de Fisioterapia, dizendo que já fez cursos técnicos na área, era médico prescrevendo exercícios... Tanta imbecilidade junta que eu JURO que pensei ser pegadinha!

Alguém me explica como pode um autor escrever para MILHÕES DE PESSOAS algo completamente equivocado, DESRESPEITANDO IMENSAMENTE os profissionais fisioterapeutas?? Alguém que escreve para um público tão grande tem como DEVER informar-se sobre o que expõe! Foram informações completamente distorcidas, ILEGAIS e que desvalorizam os profissionais.

O Crefito-10 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) notificou a Rede Globo e escreveu uma nota em seu site (AQUI).
Então, diante de tanta leviandade, você acha que o inteligentíssimo e bem informado autor Walcyr Carrasco pediu desculpas aos fisioterapeutas? Pois em seu twitter (AQUI), ele foi muito respeitoso. Olhem só:
“Vou escrever um livro policial e colocar uma fisioterapeuta como a assassina! Aí vou ser linchado!”
“Vou escrever a história de uma fisioterapeuta psicopata que entorta as pessoas em vez de tratar! Hehe”
“Nossa, gente, que patrulha! Ok, posso não ter sido exato, mas o mundo não vai cair por causa disso.”

E ainda negou o que foi explicitamente falado na cena:
“Então não escrevi na minha opinião, que ele está fazendo uma fisioterapia no garoto. Mas que podia auxiliar como enfermeiro mesmo.” MENTIRA! Na cena o rapaz diz, claramente, que vai iniciar a sessão de FISIOTERAPIA na criança!!

“Não, não foi dito que ele era auxiliar de fisioterapia. Foi dito que ele trabalhou como auxiliar num centro de fisioterapia.” MENTIRA! Foi dito claramente que o moço exerce a função (ILEGAL) de Auxiliar de Fisioterapia.

Por que não assume que errou (e MUITO) e pede desculpas? Por que não corrige o erro? Além de não cumprir com seu dever, além de expor a população brasileira a sérios riscos de saúde, ainda não é capaz de assumir a besteira que fez? Triste...
Duvida? Aí está a triste cena, que confirma cada linha que eu disse (acho que não dá pra incorporar aqui o vídeo, mas segue o link):

http://mordeeassopra.globo.com/videos/t/cenas/v/cena-3108-dr-tadeu-leva-renato-a-casa-de-icaro-para-fazer-fisioterapia-em-rafael/1615432/


5 comentários:

Luna Sanchez disse...

(Eu estava comentando teu post mais cedo e acabou a energia aqui...)

Não assisto novelas por falta de tempo e paciência, Mi, mas enquanto elas "apenas" pregam idiotices e valores questionáveis, a gente engole, né?

Entendo a tua indignação a respeito do que foi dito, ainda mais que é sobre a tua profissão.

Um beijo.

Eraldo Paulino disse...

Adooooro pessoas q se incomodam c justiça!

bjs e apoio!

Anônimo disse...

Venho através deste,

Revelar minha extrema indignação pela cena da novela das 19h, Morde & Assopra, apresentada nesta quarta-feira, dia 31 – agosto – 2011, na emissora de TV, REDE GLOBO, onde na mesma mostra o técnico de enfermagem “Renado” (Ator Fernando Roncato), realizando procedimentos fisioterapêuticos relatando ser assistente de fisioterapia.

Primeiramente quero lembrar que existe o seguinte (DL) Decreto Lei 938 de 13 de Outubro de 1969, que provê as profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional relatando:

Art. 3º. É atividade privativa do fisioterapeuta executar métodos e técnicas fisioterápicos com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.

Avaliando tal artigo conclui-se que (...) a atividade da fisioterapia é privativa do profissional legalmente habilitado para exercê-la. Também deve ser levado em consideração que a atividade do fisioterapeuta é indelegável, ou seja, nenhuma de suas atribuições poderá ser transferida para uma terceira pessoa não habilitada e legalmente inscrita no respectivo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (...) Alexandre Mello OAB/RS nº 43.038 Assessor Jurídico do CREFITO-5
Fica claro também que tal atividade é algo intransferível, não existe previsão legal para o exercício do técnico ou auxiliar de fisioterapia.

Ainda podemos citar outros artigos da Resolução n° 08, de 20 de fevereiro de 1978:

Art. 2º. Constituem atos privativos do fisioterapeuta prescrever, ministrar e supervisionar terapia física, que objetive preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgão, sistema ou função do corpo humano, por meio de:
I – ação, isolada ou concomitante, de agente termoterápico ou crioterápico, hidroterápico, aeroterápico, fototerápico, eloetroterápico ou sonidoterápico, determinando:
(…).
II – utilização, com o emprego ou não de aparelho, de exercício respiratório, cárdio-respiratório, cárdio-vascular, de educação ou reeducação neuro-muscular, de regeneração muscular, de relaxamento muscular, de locomoção, de regeneração osteo-articular, de correção de vício postural, de adaptação ao uso de ortese ou prótese e de adaptação dos meios e materiais disponíveis, pessoais ou ambientais, para o desempenho físico do cliente, determinando:
(…).

Art. 7º. Constituem condições indispensáveis para o exercício das profissões de fisioterapeuta e de terapeuta ocupacional:
I – formação profissional de nível superior em curso oficial ou reconhecido, de instituição de ensino autorizada nos termos da lei; e
II – vinculação, pela inscrição ou pela franquia profissional de que tratam os artigos 12 e 18, ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) com jurisdição na área do exercício da atividade profissional.

Qualquer atividade que não seguir os descritos acima é considerada ilegal e o praticante de tal ilegalidade é sujeito a processo.

Caros amigos, senhores diretores do COFFITO e CREFITO’s, diretores responsáveis pelo programa e outros... não podemos deixar esta falha “passar em branco”, uma vez que já presenciamos outros erros, relacionados ao exercício da profissão, em outros programas desta emissora.

Nós fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais queremos uma explicação.



...
Leandro Martins
Fisioterapeuta
CREFITO1 5304-LTF

Anônimo disse...

O pior foi no twitter, onde o autor se mostra supostamente convencido de que errou e diz que vai corrigir, mas lembra ao publico que as cenas estao gravadas e terao que aguardar aproximadamente um mes para isso acontecer...
ainda hj, vi em uma revista que a novela esta para acabar... hehehe, ele acha que somos idiotadas. Definitivamente ele nao quer perder audiencia e faz isso para as pessoas seguirem a novela na espectativa de ver a correçao. O certo seria ninguem assistir a nenhum capitulo, para que a audiencia caia cada vez mais

Mirella de Oliveira disse...

Luna, eu também não assisto às novelas... Infelizmente assisti a esse capítulo! Foi triste, muito triste!

Eraldo, foi MUITO MAIS do que injustiça! E tem como não se incomodar com coisas erradas? Não consigo! :)

Leandro, foi muito bem colocado seu texto!

Anônimo: Sim, eu li no twitter. Só tem absurdo e baixaria por lá! Lamentável mesmo!